O Lixo constitui um dos principais problemas ambientais da nossa cidade. Desde o momento que nascemos produzimos lixo.
Cada pessoa produz por dia uma média de 1/2 a 1 kg de lixo. E quando o lixo não é tratado adequadamente pode causar poluição da água, do ar, do solo e visual, acarretando danos para o homem e o ambiente.
Os animais que vivem no lixo, quando em contato com o homem causam doenças respiratórias, de pele, intestinais, além de enfermidades perigosas como cólera, o tifo, a leptospirose, a pólio, etc.
Quando jogado nos rio e córregos, o lixo, além de poluir as águas, causa inundações e inúmeros problemas à comunidade.
Ajude na Limpeza da sua cidade, o principal beneficiário será você.
O que é ?
O que é ?
Lixo Orgânico
Sobras de cozinha, (restos de alimentos,cascas de legumes e frutas, etc.) galhos e folhas, peças do vestuários, lenços de papel, sobras de madeiras, toco de cigarro, sobras de tecido. Papéis em geral.
Lixo Inorgânico
Vidros ( perfumes, remédios, litros, lâmpadas, garafões, etc) ; Metais ( latas de alimentos e refrigerantes, tubo de pasta dental, lâminas, chapas, tampinhas, etc.)
Lixo Tóxico
Restos de remédios, tintas, solvente, pilhas, baterias, venenos, gazes usadas em ataduras de ferimentos, aplicadores vaginais, preservativos, agulhas e seringas usadas.
O que fazer ?
Sendo você um agente ecológico urbano, comece pelo mais simples: separe em casa ou em seu trabalho os materiais recicláveis. Que podem ser armazenados em um recipiente ( saco plástico de supermercado, caixa de papelão, plástico ou metal, etc) separados do lixo comum.
Por quê ?
O lixo orgânico é decomposto e reabsorvido pela terra.
O lixo inorgânico não é decomposto nem reabsorvido pela terra.
O lixo tóxico causa danos, às vezes, irreversíveis a saúde e ao meio ambiente.
Para quê ?
O lixo orgânico pode ser usado como adubo, mas separe o papel ( jornal, revistas, cadernos, papel de embrulho, caixas de remédios, folhas de computador, etc. ) para ser reciclado.
O lixo inorgânico como vidro, lâmpadas, sobras metálicas, plásticos, etc, podem ser reciclados.
O lixo tóxico deve ser enterrado com cal ou queimado.
PARTICIPE
Não jogue lixo nos rios e córregos.
Não suje as ruas, praças e parques.